Você sabe o que é o Reiki?

6 de junho de 2012

O Reiki é um método de cura simples e natural. Ele é ao mesmo tempo suave e poderoso, infundindo plenitude tanto no doador como no receptor. O Reiki é uma antiga técnica de imposição de mãos e não tem relação formal com nenhuma religião, culto, dogma ou sistema de crenças humano.

Definição

A palavra Rei-ki é japonesa; significa "Energia Vital Universal". Essa energia é definida como o poder que age em toda matéria criada. A palavra se compõe de duas partes: Rei descreve o aspecto ilimitado, universal dessa energia; ki é a energia da força da vida em si que flui em todos os seres vivos. Segundo as culturas, diferentes palavras descrevem essa energia. Por exemplo, os cristãos chamam essa força da vida de "Luz"; os chineses a conhecem como Chi; os japoneses como Ki; para os hindus é Prana; e existem muitos outros termos, como Mana, bioplasma, "energia cósmica" e "força vital". Todos nós nascemos com essa energia; ela nos une a todos os seres vivos e nos mantém vivos. Quanto mais nos aproximamos da sua forma básica, mais eficaz ela se torna e é mais fácil utilizá-la.




Como o Reiki trabalha?


O dr. Usui desenvolveu um método para transferir essa Energia Vital Universal com o objetivo de curar a nós mesmos e aos outros.
"O processo de sintonização (processo em que o aluno de Reiki se torna um canal para uma energia de cura vibracional que flui pelos braços e pelas mãos) é a chave  especial que nos dá acesso ao sistema Reiki, transformando-o numa forma singular de cura, diferente de todas as outras técnicas de imposição das mãos. Para tornar-se um "canal" para a energia Reiki, o candidato recebe uma sintonização ao poder do Reiki. Essa sintonização recebe também o nome de "transmissão de energia" ou "iniciação", e só pode ser realizada por um Mestre-Professor de Reiki habilitado. O processo de sintonização assume normalmente a forma de uma cerimônia simples em que o Mestre aplica os símbolos e mantras confidenciais do Reiki para transmitir energia ao aluno. Cada transmissão de energia abre o "canal de cura interno" e sintoniza o aluno com frequência vibratória desse canal. Essa transmissão amplifica o fluxo de energia e eleva a frequência vibratória da energia do corpo. A energia entra no corpo do aluno pelo topo da cabeça e flui pelos centros de energia superiores, conhecidos como "chakras". Ela continua descendo pelos braços e sai do corpo irradiando-se pelas mãos. Depois de se tornar um canal, o aluno sente a energia vital concentrada fluir espontaneamente pelos braços e pelas mãos. Ele mantém essa capacidade pelo resto da sua vida.    


Quem pode aprender Reiki?


Qualquer pessoa que esteja aberta e disposta a deixar que essa energia de cura flua através dela pode aprender Reiki. Todos podem se tornar um canal para essa forma de cura, inclusive as crianças. Podemos usar o Reiki para complementar as propriedades curativas de todas as modalidades de prática médica, tanto ortodoxas quanto alternativas, e podemos associá-lo a qualquer outro tratamento. Como é uma energia de cura vibracional, o Reiki não é intrusivo e passará pelas roupas, bandagens, emplastros, faixas, moldes e mesmo metais.


O que é a cura do Reiki?


Quando estamos ligados ao "todo", nossa energia flui e nos sentimos vivos, vibrantes e saudáveis. Quando situações físicas, mentais ou emocionais drenam ou bloqueiam a nossa energia, nós adoecemos. Todo praticante de Reiki atua como um "canal" para a energia vital, primeiro para que essa energia flua através dele, e segundo para que ela passe para o receptor _ a pessoa que precisa de cura. Ao tocar o corpo do receptor doente, o praticante se transforma num elo com a fonte de cura. O Reiki nos põe em contato com a fonte e com o "todo", com Deus ou a força da vida. Essa técnica suave e poderosa de "imposição das mãos" traz plenitude tanto para quem recebe como para quem transmite essa energia. O Reiki nunca é transmitido a menos ou mais do necessário, pois ele se adapta às necessidades do receptor e restabelece o equilíbrio natural do corpo.


Texto extraído do livro "Guia Completo de Reiki" de Tanmaya Honervogt 

0 comentários:

Postar um comentário