Dr. Mikao Usui e sua maravilhosa terapia de cura

7 de junho de 2012




O Reiki foi descoberto e desenvolvido pelo Dr. Mikao Usui que, entre outras coisas, foi monge budista.
Nasceu em 15 de agosto de 1865 no pequeno povoado de Yago, no distrito de Yamgata, pertencente à província de Gifu, no sul do Japão. Esta província fica perto da atual Nagoya. Casou-se com Sadako Suzuki e tiveram dois filhos. Por ter estudado e viajado muito, acredita-se ter pertencido a uma rica família japonesa, o que era usual no Japão.
Presume-se que durante sua juventude aprendeu Kiko no templo budista Tendai, situado no sagrado monte Kurama, ao norte de Kioto. Kiko é a variante japonesa do Qi Gong, uma série de exercícios cujo objetivo é melhorar a saúde através da meditação, das técnicas respiratórias e dos movimentos lentos. No método curativo Kiko é possível armazenar, através de exercícios correspondentes, uma provisão de energia que será utilizada no processo de curar. Se não se usa este método, acaba-se extenuado, já que o Kiko nutre também a própria energia pessoal. Este ponto foi importante para o Dr. Usui e cresceu como uma semente em seu pensamento. Dr. Usui viajou buscando o conhecimento pelo Japão, China e Europa. Desenvolveu-se em várias áreas da saúde, como medicina, psicologia, religião, desenvolvimento espiritual. Por causa de todas estas habilidades psíquicas adquiridas, foi-lhe possível participar de um grupo metafísico chamado Rei Jyutu Ka, onde o seu conhecimento do mundo espiritual teve um grande avanço. O seu interesse contínuo e intenso neste conhecimento criou os fundamentos que lhe permitiram compreender o significado da enorme bênção da qual foi agraciado anos mais tarde, quando da sua meditação no Monte Kurama.
Graças à sua formação e ao seu organizado intelecto, trabalhou como secretário de Shinpei Goto, diretor da carteira de Saúde e Bem-estar e, mais tarde, prefeito de Kyoto. Nesta atividade, Dr. Usui conheceu gente muito influente no Japão. Estes contatos o ajudaram a tornar-se independente e, finalmente, vir a ser um próspero homem de negócios.
Durante um tempo foi muito bem nos negócios, mas a partir de 1914 as coisas tomaram outro rumo. Como tinha certos conhecimentos sobre o budismo, decidiu converter-se num monge budista. Concentrou-se nessa prática e regressou ao monte Kurama, onde havia estudado ainda rapaz. Lá, decidiu fazer um retiro por 21 dias, jejuando, cantando, rezando e meditando.
Como parte de suas meditações, colocava-se debaixo de uma pequena cascata e deixava que a água batesse em sua cabeça. Até hoje ainda se medita assim no monte Kurama. O objetivo é abrir e purificar o chakra coronário.
Em março de 1922, ao fim do seu período de recolhimento, sentiu penetrar em sua cabeça uma poderosa luz espiritual, experimentando, assim, um satori, uma vivência reveladora. Esta luz era a energia Reiki, que chegou na forma de sintonização. Pelo ocorrido, sua consciência começou a expandir-se mais e mais e ele concluiu que estava possuído por uma força poderosa, porque podia curar as pessoas sem precisar usar sua própria energia para isto.
Em abril de 1922 viajou a Tókio, onde criou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade do Sistema Usui de Reiki). Abriu uma clínica em Jarajuku nas imediações do belo Meiji Jingu (santuário Meiji) no centro de Tókio e ali começou a fazer conferências e a praticar Reiki.
Finalmente desenvolveu seis níveis de Reiki ou graus de formação. Numerou estes seis níveis na ordem inversa da usada no Ocidente. O primeiro nível era o de número seis e o nível superior o de número um. Os primeiros quatro níveis, do seis ao três, correspondem ao que Hawayo Takata ensinava como Reiki I. O correspondente ao Reiki II subdividia-se em duas partes e o último nível, o número um, correspondia ao Reiki III (Mestre), ou grau de Professor (Sensei).
Dr. Usui ensinou a mais de 2000 alunos e formou 16 professores de Reiki. Faleceu em nove de março de 1926, aos 60 anos, de uma apoplexia cerebral, enquanto dava uma aula de Reiki em Fukuyama. Foi enterrado ao lado do Templo Saioji, em Suginami-Ku, Tókio. Seus alunos colocaram junto à sua tumba um memorial de pedra, onde está descrita sua vida e obra com o Reiki.

Texto extraído da apostila Usui Reiki Ryoho - Shoden de Swami Paatra Shankara


0 comentários:

Postar um comentário